segunda-feira, 31 de maio de 2010

AÇÕES 2009 - DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL
















Dia 08 de junho, segunda-feira teve inicio uma semana de atividades p/ as crianças e adolescentes do PETI em virtude do – Dia mundial do combate ao trabalho infantil, as crianças e adolescentes participantes do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho infantil, desfilaram pelas ruas com: fantasias, brinquedos, e muita alegria. Eles exibiram em faixas e cartazes vários artigos do Estatuto da criança e adolescente, seu direito de ser criança, de desfrutar esta fase fabulosa da vida. Foi satisfatório ver o brilho no olhar das pessoas quando viam as crianças brincando, e a inocência que deve ser preservada.






E o prefeito Nivaldo Melo e a secretária Márcia Christiane estão empenhados na melhoria da qualidade de vida da família formosense





AÇÕES 2009 - PETI DIA DE BELEZA











Dia 10 de junho – Dia da Beleza, como diz o próprio nome foi um dia inteiro dedicado a beleza dos jovens participantes do PETI, fazendo parte da Semana de atividades do combate do trabalho infantil, foi oferecido a eles noções de higiene bucal, cuidados e pinturas das unhas, corte de cabelo, escovas nos cabelos, pranchas no cabelo, maquiagem entre outras orientações. A atividade também serviu para aumentar a auto-estima dos jovens beneficiados p/ alegria das famílias e ânimo dos monitores do Programa

AÇÕES 2009 - LIMPEZA NAS LAGOAS





















1. A secretaria de Turismo e meio ambiente apoiou vários jovens, liderados por: Zé Carlos (Professor), José Maria e Nêgo de Nestô (Populares), que se dispuseram voluntariamente sentindo se responsáveis pela preservação da mata estrela, em especial, as diversas lagoas pluviais. E que são maltratadas por algumas pessoas que não tem senso da necessidade de preservá-las limpas p/ que possam continuar sendo visitadas, e p/ o equilíbrio do meio ambiente, pois uma série de plantas e animais depende delas para viver.





A prefeitura de Baía Formosa pensando na sustentabilidade do ecossistema, uniu forças a estas pessoas e realizaram um mutirão de limpeza nas margens de várias lagoas da Mata Estrela. Foram recolhidos: plásticos, vidros, latas, e outros materiais que levariam anos para se decompor, dando as lagoas a terem o tratamento que merecem, “Preserve a nossa Estrela”, a Mata Atlântica trás vida p/ nosso município.

AÇÕES 2009 - LIMPEZA NAS PRAIAS















Dia 29 de maio a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência social e o PETI – Programa de erradicação do Trabalho Infantil realizou nas praias mais movimentadas da cidade um mutirão de limpeza, com as crianças, adolescentes e monitores que participaram com muito entusiasmo. A coleta se deu nos dois turnos do PETI, sendo coletado 118 Kg de lixo.

Está atividade não se trata de uma mobilização isolada, pois faz parte de uma Campanha de consciência ambiental – Com tema sobre a preservação da Mata Estrela: “Preserve a nossa estrela”, realizada junto com crianças e adolescentes de nosso município

AÇOES 2009 - 18 DE MAIO - FAÇA BONITO















1. Dia 18 de maio, Dia Nac. de combate ao abuso e exploração sexual à crianças e adolescentes, a Secretaria de trabalho e assistência social realizou uma caminhada pelas ruas da cidade onde convidou toda sociedade a apoiar está causa, a campanha deste ano trouxe o tema: “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.” participaram da caminhada: as crianças, adolescentes e monitores do PETI, professores e alunos do município, conselheiros tutelares e membros conselho municipal de defesa da criança e adolescente. As crianças e adolescentes distribuíram panfletos, e foi ressaltado que é dever de todos zelar por garantir os direitos da criança e do adolescente. Ainda dentro da programação foi realizada uma palestra ministrada pela psicóloga Renata da Silva Santos (CAIS), onde foram discutidos e esclarecidos os tipos de abuso sexual sofridos por crianças e adolescentes bem como os procedimentos diante de tais ocorrências, e destacou se em especial a participação dos professores e agentes de saúde na descoberta de possíveis casos de violação dos direitos da criança e adolescentes.



A secretária Márcia Christiane anunciou extensão das atividades de orientação dos CREAS as escolas e distritos, como forma de continua a campanha.